1 - CORTE DA CANA DE AÇÚCAR
O corte da cana de açúcar é 100% manual, onde é cortada, retirada seu ponteiro, totalmente despalhada e retirada todos os brotos que estão no meio da cana, indo para a moagem realmente só o material de maior interesse: a cana de açúcar.
Uma vez a cana cortada e limpa, ela tem até doze horas para ser moída, onde 80% é moída no dia e 20% para o começo do dia seguinte.
A cana depois de cortada, é enleirada para ser carregado, este carregamento é feito com guincho hidráulico e em carretas apropriadas e transportadas através de máquinas agrícolas até o hilo de descarregamento.
2 - DESCARREGAMENTO E MOAGEM
O descarregamento da cana é feito através de hilo, uma vez descarregada, a cana fica em um local de espera, onde ela passa por uma prévia seleção (cana com algum defeito não é moída), e em seguida começa o processo de moagem. Uma vez moída a cana, o caldo passa por uma peneira rotativa (primeira limpeza do caldo) sendo levado até a sala de preparo por gravidade.
3 - SALA DE PREPARO
Na sala de preparo o caldo que chega da moenda passa por uma peneira (segunda limpeza do caldo), e vai direto para o decantador (terceira limpeza do caldo), após esta passagem ela é transferida para as dornas de preparo, onde o caldo é preparado no brix (porcentagem de açúcar) e temperatura ideal para seguir para a sala de fermentação (feito através de bombas).
4 - SALA DE FERMENTAÇÃO
Após o preparo do caldo, as dornas de fermentação são alimentadas por declividade de uma forma lenta, são utilizados fermentadores com capacidade de 1000 litros, todo o fermento utilizado no preparo do vinho são de altíssima qualidade e próprio para a fabricação de cachaça.
5 - DESTILAÇÃO
Após a fermentação do vinho, é bombeado para a dorna de espera, que é conduzida por declividade para as panelas de cobre para ser destilado. A fabricação da cachaça é feita somente com o "coração" do vinho, fazendo acontecer a transformação da garapa da cana de açúcar em uma excelente cachaça.
6 - ARMAZENAMENTO
Toda a cachaça produzida, antes de ser armazenada, é feita a análise sensorial, de sabor, de álcool volátil e análise de cobre. Só assim ela pode ir para os tonéis de inox, ficando pelo menos 8 meses descansando para poder ser armazenada nos tonéis de madeira.
São utilizadas para o armazenamento da cachaça, os tonéis de inox, barris de carvalho americano, franceses e europeus, amburana e tonéis de castanheira.
Somente depois do descanso e envelhecimento que a cachaça é filtrada e padronizada para ser engarrafada.
Todos os resíduos do alambique, tais como a água utilizada para lavar a cana de açúcar, a vinhaça que sobra na destilação do vinho, é reutilizada no canavial servindo assim de adubo. O bagaço que sobra da moagem da cana é utilizado na queima da caldeira e alimentação para animais, os ponteiros retirados da cana no corte é aproveitado na alimentação animal e as palhas que são retiradas da cana fica no canavial servindo assim de matéria orgânica.